Em tributo, Malala homenageia parlamentar britânica morta

LONDRES, 22 JUN (ANSA) - A jovem ativista paquistanesa e Nobel da Paz, Malala Yousafzai, disse nesta quarta-feira, dia 22, que a parlamentar britânica Jo Cox, morta recentemente, será lembrada pela sua luta.   

"Nós iremos viver como Jo, pois iremos amar como Jo", disse sobre a parlamentar morta na semana passada por defender a permanência da Grã-Bretanha na União Europeia (UE).   

Em evento em celebração a vida de Jo Cox, Malala, que também foi alvo de um atentado no passado por seu ativismo, lembrou que Cox defendia que as pessoas têm mais coisas em comum do que divergências. "Era um princípio sobre o qual vivia sua vida", acrescentou.   

Ainda de acordo com Malala, a parlamentar não será lembrando pela forma como foi morta, mas como viveu, lutando pelos direitos dos mais fracos. "Seus braços estavam abertos para acolher o mundo, ela usou sua voz para acolher os esquecidos".   

"Jo mostrou que era possível ser baixinha, como eu, e ainda assim ser um gigante. Ela era um gigante", concluiu. Ativista, Jo trabalhou em ONGs defendendo imigrantes e tratando temas relacionais ao conflito na Síria, que teve início em 2011.   

Ela foi morta por um ativista a favor do Brexit, saída de Londres do bloco, comovendo todo o mundo.   

Durante o ato de homenagem, realizado em Trafalgar Square, em Londres, que contou com diversas apresentações musicais, seu viúvo, Brendan Cox, lembrou que hoje ela completaria 42 anos e que gostaria de estar com ela.   

Para ele, a razão de ter recebido tanto apoio após o assassinato de Jo foi porque ela representava um valor que está sob ameaça, a tolerância.   

Ele ainda lembrou que, além de parlamentar e ativista, ela era acima de tudo uma mãe. "Ela era a melhor mãe que qualquer criança pode querer. E seus filhos sentem sua falta". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos