Primeira prefeita mulher de Roma toma posse

ROMA, 23 JUN (ANSA) - A advogada Virginia Raggi, de 37 anos, tomou posse nesta quinta-feira (23) como a primeira mulher prefeita na história de Roma, em uma cerimônia no Campidoglio, sede da administração local.   

Em um breve pronunciamento, a nova estrela da política italiana prometeu anunciar seu gabinete no próximo dia 7 de julho, quando os conselheiros municipais (vereadores) se reunirão pela primeira vez.   

Antes da posse, já ostentando a faixa tricolor usada pelos prefeitos, Raggi teve seus primeiros compromissos oficiais. Ela depositou uma coroa de flores no Altar da Pátria, monumento que homenageia a República da Itália, e fez uma caminhada pela cidade, eventos que normalmente fazem parte da agenda do chefe municipal em seu primeiro dia no cargo.   

Raggi também deve pedir uma audiência com o papa Francisco, chefe de Estado do Vaticano, e com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, como é de praxe entre os prefeitos recém-eleitos em Roma. A advogada pertence ao Movimento 5 Estrelas (M5S), partido antissistema e populista que se fortaleceu com um discurso contrário à política tradicional.   

Raggi cresceu no bairro de San Giovanni e é graduada em direito e jurisprudência pela Universidade de Roma Tre. Se especializou em direito autoral e propriedade intelectual e trabalhou em um escritório de advocacia que fazia a defesa do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi. No entanto, sempre rechaçou ter qualquer afinidade com o líder conservador.   

Eleita vereadora em 2013, dedicou-se aos temas de educação e meio-ambiente e, durante a campanha, prometeu instalar teleféricos na cidade e aumentar a taxação sobre ciganos. Além disso, garantiu que colocará as finanças da capital em ordem e afirmou ser contra a candidatura romana para receber as Olimpíadas de 2024.   

Depois voltou atrás e declarou que apenas gostaria que a população fosse consultada sobre o assunto. Outro tema polêmico que ela pode submeter ao povo é a construção do novo estádio da Roma, que terá capacidade para 60 mil pessoas e será erguido no bairro de Tor di Valle. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos