Topo

Lendária, italiana Alfa Romeo completa 106 anos

24/06/2016 17h02

MILÃO, 2 JUN (ANSA) - Após o Fiat Topolino completar 80 anos, é a vez de outro ícone do automobilismo italiano comemorar seu aniversário. Nesta sexta-feira (24), há exatos 106 anos, iniciou a história da marca de carros Alfa Romeo.   

A história da companhia na verdade é um pouco mais antiga.   

Fundada oficialmente em 1906, com o nome de "Darraq Italiana", a fábrica surgiu de uma parceria entre o aristocrata italiano Ugo Stella e o fabricante de carros francês, Alexandre Darraq. Durante os primeiros anos toda a produção e venda se concentraram na Itália.   

Com o fim da parceria com o francês, em 1910, a empresa mudou de nome e passou a se chamar "Anonima Lombarda Fabbrica Automobili", simplificado pela sigla "Alfa". No mesmo ano foi criado o primeiro carro da nova companhia, o modelo 2 HP, desenhado por Giuseppe Merosi.   

Desde então, a Alfa Romeo passou a investir em carros mais potentes, chegando até mesmo a se aventurar em competições automobilísticas. No entanto, com o início da Primeira Guerra Mundial a produção ficou parada por alguns anos.   

Em 1916, o italiano Nicola Romeo assumiu a direção da companhia e a transformou em uma empresa bélica, a fim de atender às necessidades da Itália em meio ao conflito, retomando oficialmente a produção de carros somente em 1919 com o final da guerra.   

Com o lançamento de novos modelos, o então diretor da fábrica mudou pela última vez o nome da marca, adicionando seu sobrenome no final deste.   

Com o sucesso de seus novos e modernos modelos, a marca foi incorporada ao grupo Fiat em 1987.   

Ao longo dos anos a Alfa Romeo ganhou diferentes designs e seus carros se tornaram referência no universo automobilístico.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.