Topo

Britânicos pedem novo referendo sobre o 'Brexit'

25/06/2016 12h13

LONDRES, 25 JUN (ANSA) - Após os britânicos decidirem na última quinta-feira deixar a União Europeia (UE), uma petição por um novo referendo sobre o "Brexit" vem ganhando popularidade na Internet e já ganhou mais de 1,6 milhão de adeptos em poucas horas.   

A petição, realizada no site do governo britânico (petition.parliament.uk), será submetida a uma comissão para avaliação e pode, eventualmente, ser encaminhada ao Parlamento.   

"Solicitamos ao governo que aplique o direito de que, se os votos a favor ou contra a saída da UE somarem menos de 60%, no caso de um comparecimento menor de 75% às urnas, deve ser feito mais um referendo", explica a petição.   

O "Leave" venceu nas urnas com 51,9% dos votos contra 48,1% do "Remain".   

Segundo dados do site, a concentração mais alta de adesões está nas principais cidades da Grã-Bretanha, com Londres no topo.   

A participação foi tanta, que o site que chegou a sair do ar por conta do alto número de acessos por alguns instantes.   

Escócia - A premier da Escócia, Nicola Sturgeon, pediu o início "imediato" das tratativas entre seu país e a UE para "defender os interesses" do povo escocês. Segundo ela, na "Escócia, assim como Londres e a Irlanda do Norte, o "Remain" obteve maioria, e não seria democrático ficar de fora do bloco contra sua vontade".   

Histórico - A maioria dos britânicos decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE) após uma dramática e apertada votação. Calcula-se que mais de 17 milhões de pessoas votaram a favor da saída na última quinta-feira, ou seja, cerca de 1,2 milhões a mais do que os que eram a favor da permanência. A decisão representou um duro golpe para o premier, David Cameron, a favor da permanência no bloco econômico europeu, que anunciou sua saída do cargo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.