Topo

Napoleão do cinema cômico, Mel Brooks completa 90 anos

28/06/2016 16h33

ROMA, 28 JUN (ANSA) - Autor e protagonista de grandes sátiras, o comediante norte-americano Mel Brooks completa 90 anos nesta terça-feira (28).   


Carinhosamente chamado de "Napoleão do cinema cômico", Brooks é conhecido por suas paródias de grandes filmes como "Star Wars", "Robin Hood" e "Conde Drácula", que ganharam títulos irônicos como "S.O.S. - Tem um louco no espaço", "A louca! Louca história de Robin Hood" e "Drácula - Morto, mas feliz".   


De origem hebraica, Brooks também se destacou por seus filmes que satirizam a comunidade judaica e os nazistas. Sua vida artística começou após a Segunda Guerra Mundial, quando serviu ao exército em um esquadrão antibombas. A princípio trabalhando como músico, o ator descobriu seu talento para o humor quando substituiu um comediante em um show de stand-up. Desde então, Melvin Kaminsky, seu nome de batismo, se tornou roteirista de séries de televisão e posteriormente migrou para o cinema.   


Consagrado como um dos maiores nomes de Hollywood, Brooks é um dos poucos artistas que ganharam um Oscar (prêmio de cinema), um Grammy (prêmio de música), um Emmy (prêmio de televisão) e um Tony (prêmio de teatro).   


Apesar de ter dedicado praticamente 70 anos de carreira ao mundo das comédias, Brooks ajudou na produção de grandes clássicos do cinema, como "O Homem Elefante", "Frances" e o remake da ficção científica "A Mosca". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.