Topo

Conheça as 5 vinícolas mais impressionantes da Itália

29/06/2016 18h39

ROMA, 29 JUN (ANSA) - A Itália é conhecida pela excelência de seus vinhos. No entanto, nem todo mundo sabe que algumas das vinícolas do país, das menores às maiores e do sul ao norte, foram projetadas e construídas por famosos arquitetos, que deram aos locais um ar próprio, moderno e impressionante.   


Por isso, conheça cinco vinícolas que definitivamente movimentam o turismo enológico não apenas pelo vinho, mas também pela arquitetura: Distilleria Nardini - O renomado arquiteto italiano Massimiliano Fuskas deu vida, em 2004, à uma vinícola bem criativa composta em parte por duas gigantes esferas de vidro suspensas. Localizada em Bassano del Grappa, na província de Vicenza, a Distilleria Nardini se transformou em um espaço de pesquisa e onde a cultura da grapa pode ser ensinada em vistas guiadas, eventos e degustações. Cantina Petra - Na pequena Suvereto, na província de Livorno, uma vinícola chama a atenção. É a Cantina Petra, que impressiona pela sua construção geométrica que faz uma leitura futurística dos antigos templos pré-colombianos. Com mármore de Verona, o arquiteto suíço Mario Botta projetou em 2003 a cantina na encosta de uma colina verdejante, entre maquis, oliveiras e bosques de cortiça. Tenuta Castelbuono - A vinícola mais famosa - e mais fotografada - da Úmbria é a Tenuta Castelbuono, uma das três cantinas da família Lunelli. Localizado em Berugna, na província de Perugia, o local é famoso tanto pelo seu vinho quanto pela "carapaça", um edifício/escultura em formato de cúpula criado em 2012 pelo arquiteto e artista Arnaldo Pomodoro. O espaço lembra uma tartaruga, onde o casco com rachaduras representa os sulcos da terra e as pernas vermelhas são um símbolo de longevidade e de união entre o céu e a terra.   


Cantina Tramin - A pequena Termeno sulla Strada del Vino, na província de Bolzano, é a cidade de origem de um grande vinho, o Gewürztramine, e de sua respectiva vinícola, a Cantina Tramin Kellerei. No extremo norte da Itália, o espaço foi projetado pelo arquiteto Werner Tscholl em uma eterna harmonia com o meio-ambiente e com a natureza. Por isso, o edifício principal parece ser cercado por uma enorme rede metálica verde, que representa os vinhedos. Feudi di San Gregorio - Inovadora e experimental, a vinícola Feudi di San Gregorio é extremamente ligada ao seu território, a histórica área da Irpinia, na região da Campânia. Construída em 2004 pelos arquitetos Hikaru Mori e Maurizio Zito e pelos designers Lella e Massimo Vignelli, a estrutura do local tem linhas simples, dando importância para a natureza com pequenos lagos, jardins e roseirais.   

 

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.