Topo

EUA derrubam veto contra transexuais no Exército

30/06/2016 15h40

NOVA YORK, 30 JUN (ANSA) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, anunciou nesta quinta-feira (30) o fim da proibição de transexuais nas Forças Armadas.   

A medida já havia sido antecipada pela imprensa local na semana passada, mas agora foi confirmada oficialmente. "O nosso dever é defender o país, não podemos impedir o recrutamento de pessoas que podem realizar tal missão", afirmou.   

Uma comissão trabalhou durante um ano para resolver todos os potenciais problemas que poderiam surgir com a mudança. As Forças Armadas terão até 45 dias para se adaptar, embora reservadamente alguns militares achem que o prazo é muito curto.   

Homossexuais declarados já eram permitidos no Exército desde 2011, quando uma decisão revogou a política do chamado "não pergunte, não responda", mas os transexuais continuaram sujeitos à dispensa. Até existem soldados que trocaram de sexo, mas eles não podiam comentar o assunto abertamente e nem tinham direito a serviços médicos relativos à sua condição.   

O veto a transexuais se baseava na ideia de que esse grupo sofre de transtornos psicológicos. O caso mais famoso de troca de sexo nas Forças Armadas dos EUA é o do soldado Bradley Manning, que em 2014 mudou seu nome para Chelsea Manning. Ela cumpre pena de 35 anos de prisão por ter revelado segredos militares ao site WikiLeaks e faz tratamento hormonal para passar pela cirurgia.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.