Topo

Itália, EUA e Colômbia desmontam cartel de tráfico de drogas

30/06/2016 09h53

ROMA, 30 JUN (ANSA) - Uma megaoperação da Guarda de Finanças da Itália, da Polícia Nacional da Colômbia e da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos desmantelou uma rede internacional de tráfico de drogas nesta quinta-feira (30).   

Ao todo, 144 pessoas foram presas - sendo 33 entre Itália e Colômbia - e cerca de 11 toneladas de cocaína foram apreendidas pelas autoridades dos três países. Se tivesse sido comercializada, a droga renderia cerca de três bilhões de euros (R$ 10,7 bilhões).   

A operação, batizada de "Dois Mares", descobriu que o comando da rede na Itália estava a cargo dos irmãos Franco e Giuseppe Cosimo Monteleone, figuras já conhecidas pelos investigadores do setor e expoentes do 'ndrina - a fação da máfia 'Ndrangheta que possui ramificações no exterior. Já os narcotraficantes latinos atuavam na região de Plati, na Itália, e de lá gerenciavam todo o cartel.   

De acordo com os investigadores, a rede tinha representantes também no Brasil, na Costa Rica, no Panamá, no Chile e na Venezuela. Os colombianos informaram ainda que, em seu país, alguns dos detidos eram membros do grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.