Especial/Veja 12 italianos que podem brilhar nas Olimpíadas

Por Lucas Rizzi SÃO PAULO, 04 JUL (ANSA) - Sexta maior potência olímpica da história, a Itália desembarcará no Rio de Janeiro para os Jogos de 2016 com pelo menos 271 atletas, dos quais alguns são favoritos a vencer uma medalha.   


São até o momento 142 homens e 129 mulheres distribuídos por 27 modalidades diferentes. Os azzurri tentarão ao menos repetir o resultado das Olimpíadas de 2012, em Londres, quando ficaram em oitavo lugar na classificação geral, com 28 medalhas (oito de ouro, nove de prata e 11 de bronze).   


Referência na esgrima, a Itália também se destaca em esportes como ciclismo, tiro e boxe e aparece com boas chances na natação. Confira abaixo onde e com quem o país da bota pode brilhar na Rio 2016: Arianna Errigo - Atual líder do ranking mundial no florete, essa esgrimista de 28 anos chega ao Brasil como favorita à medalha de ouro em sua modalidade. Prata em Londres e bicampeã mundial na disputa individual, ela venceu no mês passado o Campeonato Europeu, quando superou algumas das principais adversárias que terá nas Olimpíadas. Errigo também poderia liderar a Itália rumo à vitória no florete feminino por equipes, mas a modalidade não foi incluída nos Jogos de 2016 devido ao revezamento que faz com as outras duas categorias da esgrima: sabre e espada. O time azzurro levou o ouro em 2012 no florete e, com Errigo na formação, venceu cinco mundiais desde 2009.   


Elisa Di Francisca - Cinco anos mais velha do que Arianna Errigo, Elisa Di Francisca também competirá no florete individual da esgrima, prova que conquistou em 2012, superando justamente a compatriota. Com sete ouros em mundiais no currículo, ela é sexta colocada no ranking e forte candidata a um pódio no Rio de Janeiro.   


Rossella Fiamingo - Esgrimista que chegará ao Rio com 25 anos, Rossella Fiamingo é a atual bicampeã mundial na categoria espada, que também conta com a ítalo-brasileira Nathalie Moellhausen. Hoje ela é quarta colocada no ranking e uma das favoritas ao pódio nos Jogos de 2016. Além disso, a Itália entrará como uma das principais postulantes a medalha na espada e no florete masculinos por equipes.   


Gregorio Paltrinieri - Esse jovem de 21 anos é a maior esperança italiana de medalha na natação. Atual campeão mundial nos 1.500 metros nado livre, ele tentará mostrar que seu título em 2015 não foi apenas um golpe de sorte devido à ausência do então favorito Sun Yang, da China. Recentemente venceu o campeonato europeu na sua categoria. Em Londres foi o quinto colocado, mas de lá para cá seu tempo baixou quase 18 segundos. Na mesma prova competirá o italiano Gabriele Detti (21), que, no entanto, deve ter mais chances nos 400 metros nado livre, modalidade na qual é o atual campeão europeu.   


Federica Pellegrini - Mais do que nadadora, Federica Pellegrini é uma celebridade na Itália. Sua carreira turbulenta e seus casos amorosos a levaram às páginas de revistas de fofoca, mas não a impediram de se tornar uma das atletas mais amadas do país. Não à toa, será a porta-bandeira azzurra na Rio 2016, em 5 de agosto, mesma data em que completa 28 anos. Recordista mundial nos 200 m nado livre, ela é dona de duas medalhas olímpicas, sendo uma de ouro, em Pequim (2008), e uma de prata, em Atenas (2004), conquistada quando tinha apenas 16 anos. Além disso, a italiana é bicampeã mundial nos 200 m e 400 m nado livre e possui dezenas de medalhas em campeonatos europeus e italianos. Mesmo veterana, não será surpresa se subir ao pódio nos 200 m, sua prova favorita.   


Vincenzo Nibali - O atual campeão do Giro d'Italia, uma das provas mais importantes do ciclismo mundial, já disse que disputar os Jogos do Rio é sua principal meta para o restante do ano. Para isso, Nibali, 31, pretende usar como preparação nada menos do que a Volta da França, que começou em 2 de julho e vai até o dia 24. O italiano venceu a competição em 2014.   


Irma Testa - Com apenas 18 anos, Irma Testa será a primeira mulher a defender as cores italianas no boxe olímpico. Lutadora da categoria 60 kg, ela tem mostrado confiança em conseguir uma medalha na Rio 2016, apesar da pouca idade e da decepcionante eliminação ainda na primeira rodada da última Copa do Mundo, disputada no Cazaquistão. Sua principal adversária é a veterana irlandesa Katie Taylor, de 30 anos, atual campeã olímpica.   


Frank Chamizo - Nascido em Cuba, Frank Chamizo, prestes a fazer 24, é cidadão italiano há apenas um ano, mas representa uma das grandes esperanças de medalha para o país da bota. Especialista em luta olímpica estilo livre, ele é o atual campeão mundial e europeu na categoria 65 kg e deve brigar pelo ouro no Rio.   


Gianmarco Tamberi - Este saltador em altura italiano de 24 anos foi alçado à condição de favorito após ter sido campeão no Mundial Indoor de Atletismo de 2016, realizado em Portland (EUA) no último mês de março. Na ocasião ele saltou 2,36 metros e superou dois medalhistas olímpicos em Londres: o britânico Robert Grabarz e o norte-americano Erik Kynard.   


Petra Zublasing e Niccolò Campriani - O casal de ouro do tiro esportivo italiano é candidatíssimo a medalha nas Olimpíadas.   


Zublasing, de 27 anos, é campeã mundial na carabina de ar de 10 metros (2014), modalidade que disputará no Rio de Janeiro, assim como a carabina três posições. Já seu namorado, Campriani, 28, estará nessas duas categorias e na carabina deitado, que só existe no masculino. Ele é o atual campeão olímpico na carabina três posições e levou a prata na carabina de ar em Londres.   


Jessica Rossi - Com 24 anos, Jessica Rossi é uma das estrelas do tiro esportivo italiano. Ela vem de um ouro na fossa olímpica do tiro ao prato nos Jogos de 2012 e tentará repetir o feito no Rio de Janeiro. Em Londres, acertou 99 de 100 alvos e bateu o recorde mundial da categoria. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos