Cientistas criam pizzas para homenagear bóson de Higgs

ROMA, 6 JUL (ANSA) - Os cientistas do Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra, decidiram comemorar os quatro anos da descoberta do bóson de Higgs, conhecido como a "partícula de Deus", com dois tipos de pizza, as "Higgs Boson Pizzas".

Anunciada no dia 4 de julho de 2012 em uma aguardada coletiva de imprensa, a descoberta do bóson, previsto pelo cientista Peter Higgs em 1964, mas provado apenas recentemente, representou para a comunidade científica um primeiro passo para poder entender melhor o universo já que a partícula em questão dá massa às outras.

Se as partículas não conseguissem obter a massa, elas acelerariam pelo universo e não se ligariam a outras, sendo assim não formariam átomos, que por sua vez não criariam toda e qualquer estrutura física que conhecemos atualmente.

Assim, pela importância do bóson, o Cern decidiu produzir 400 pizzas especialmente para o aniversário, onde os recheios mostram duas situações diferentes envolvendo a partícula.

Na versão com carne, uma colisão entre dois aspargos (que representam dois prótons) produz uma picante salsicha (o bóson de Higgs) que decai em dois salames (fótons eletrizados), no presunto (partículas carregadas) e no azeite de oliva (partículas neutras), que são detectadas pela pizza (detector) coberta por mussarela (sensores).

Já na pizza vegetariana, uma colisão entre dois aspargos (dois prótons) produz suculentos tomates-cereja (o bóson de Higgs) que decaem em em quatro pimentas (partículas carregadas) produzindo um sinal delicioso nas alcachofras (muóns) e nas pimentas verdes e vermelhas (mais partículas carregadas) que são detectadas na pizza (detector) que também está coberta por mussarela (sensores).

A ideia das duas versões de pizza surgiu em Nápoles durante uma conversa entre o presidente do Instituto Nacional de Física Nuclear Italiano (Infn), Fernando Ferroni, e o físico Pierluigi Paolucci, que participa do experimento do Solenóide do Muón Compacto (CMS, na sigla em inglês) e que fez a descoberta.

A pizza do bóson de Higgs foi produzida pela primeira vez em setembro de 2015 na histórica pizzaria Ettore, em Nápoles, para a inauguração da exposição "Art&Science" no Castel dell'Ovo.

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.