Esquema da máfia na Expo Milão leva à prisão de 11 pessoas

MILÃO, 06 JUL (ANSA) - A polícia italiana prendeu nesta quarta-feira (6) 11 pessoas suspeitas de crimes tributários, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha com finalidade mafiosa em contratos envolvendo a Expo Milão 2015, megaevento realizado entre 1º de maio e 31 de outubro do ano passado.   

Conduzido pela Direção Distrital Antimáfia (DDA) da capital da Lombardia, o inquérito tem como centro o consórcio de cooperativas Dominus Scarl, contratado pela Fiera Milano para levantar alguns dos pavilhões da exposição universal, incluindo os da França e da Guiné Equatorial.   

As sociedades envolvidas recorriam a um sistema de notas frias para desviar recursos. Em seguida, o dinheiro era lavado na Sicília, onde os investigados possuem ligações com a família Pietraperzia, um dos clãs da máfia Cosa Nostra.   

O consórcio Dominus Scarl está em nome de Giuseppe Nastasi, que é o principal suspeito e está entre os detidos pela polícia nesta quarta. Também foram presos seu colaborador Liborio Pace e o advogado do fórum da cidade siciliana de Caltanissetta Danilo Tipo.   

"Está claro que o mecanismo se tornou possível porque administradores de empresas não de pequenas dimensões não quiseram enxergar o que acontecia ao seu lado", disse a juíza de inquérito preliminar de Milão, Maria Cristina Mannocci. As investigações não dizem respeito apenas à Expo e envolvem também outros contratos com empresas privadas obtidos pelo Dominus Scarl.   

"Quero ouvir os líderes da Fiera [Milano] para entender se eles sabem alguma coisa sobre as investigações", declarou o governador da Lombardia, Roberto Maroni, que também é acionista da companhia que abriga o principal espaço de exposições da região. Por sua vez, o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, que foi CEO da exposição universal, afirmou que a "batalha pela legalidade não deve parar nunca" e que apoia "todas as ações dos órgãos do Estado".   

De acordo com a Procuradoria de Milão, não foi identificada nenhuma participação dos principais dirigentes da Fiera e da Expo no esquema. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos