Iaaf suspende astro do atletismo italiano por doping

ROMA, 08 JUL (ANSA) - A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) suspendeu com efeito imediato o marchador atlético italiano Alex Schwazer, uma das principais esperanças de medalha do país nas Olimpíadas, por causa de um novo caso de doping.   


O esportista testou positivo para anabolizantes em um exame realizado no último dia 1º de janeiro, quando ainda se preparava para voltar de um gancho de três anos e nove meses por uso de substâncias proibidas. Uma contraprova realizada recentemente confirmou o resultado do primeiro teste.   


Com isso, Schwazer, que sonhava em disputar os Jogos do Rio de Janeiro, deve ficar de fora das Olimpíadas. Campeão olímpico em 2008 na marcha atlética de 50 km, ele havia sido pego com o hormônio Eritropoetina (EPO) às vésperas dos Jogos de 2012, em Londres.   


O episódio afetou até sua então namorada, a patinadora Carolina Kostner, punida com 16 meses de suspensão por cumplicidade.   


Afastado das provas, o marchador sempre falou no sonho de disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, mesmo com o pouco tempo que teria para conquistar uma vaga.   


Sua punição terminou em 29 de abril de 2016, e ele retornou às provas no dia 8 de maio, quando venceu a Copa do Mundo de Marcha Atlética, disputada em Roma, na categoria 50 km e assegurou o índice olímpico. O resultado também o levou à segunda posição no ranking mundial, o que o colocava como um dos favoritos a medalha no Brasil.   


"Lutarei até a última possibilidade para esclarecer essa história. Quero ir para as Olimpíadas do Rio para dar a resposta na prova porque eu estou limpo", garantiu Schwazer, que disse não ter interrompido seus treinamentos, apesar "da dor, da raiva e da amargura". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos