Theresa May assume cargo de David Cameron na quarta-feira

LONDRES, 11 JUL (ANSA) - O premier britânico, David Cameron, anunciou que deixará o cargo na próxima quarta-feira, dia 13, e quem deve assumir seu posto é a ministra do Interior, Theresa May, após ela ficar sozinha na campanha pelo cargo. "Amanhã eu irei liderar minha última reunião de Gabinete. E, após isso, espero entregar minha renúncia", declarou Cameron a jornalistas.   

O anúncio foi feito após a ministra de Energia Andrea Leadsom informar na manhã de hoje que deixará a corrida pela liderança do Partido Conservador e, por consequência, ao cargo de premier.   

Desta forma, May, que já tinha a maioria do apoio dentro da legenda, se tornou a única candidata ao cargo. "Não vamos ter uma campanha eleitoral prolongada. Eu acho que Leadsom tomou a decisão certa de se retirar", disse Cameron.   

O premier ainda elogiou sua sucessora. Segundo ele, May é "forte, competente e mais do que capaz da liderança que o país irá necessitar nos próximos anos".   

Cameron anunciou que deixaria o cargo após a maioria dos britânicos votar pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), no final de junho. Com May, o Reino Unido voltará a ser governado por uma primeira-ministra mulher, cerca de 26 anos após a conservadora Margaret Thatcher, que liderou os britânicos entre 1979 e 1990. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos