Cameron deixa Downing Street pela última vez e May assume

LONDRES, 13 JUL (ANSA) - A conservadora Theresa May assume hoje (13) o posto de David Cameron como nova primeira-ministra do Reino Unido. Além de ser a única mulher no cargo em 26 anos, desde a era de Margaret Thatcher, May entrará para a história por ter que conduzir o processo de desligamento de seu país da União Europeia. Cameron já deixou a residência de Downing Street pela última vez, acompanhado da esposa Samantha e de seus três filhos. "Vou ao Buckingham Palace para apresentar minha renúncia", disse. Pelo protocolo da política britânica, Cameron precisa entregar oficialmente sua renúncia à rainha Elizabeth II que, em seguida, se reúne com May e a autoriza a formar um novo governo. De acordo com a imprensa britânica, a composição de seu governo e gabinete também será majoritariamente de mulheres, já que a nova premier tem como meta reequilibrar a disparidade de gênero.   

Hoje de manhã, May foi fortemente aplaudida na Câmara dos Comuns, que forma o Parlamento britânica, ao acompanhar a última sessão de discurso de David Cameron, que também recebeu ovação dos políticos locais. ""I was the future, once" (Eu fui o futuro, uma vez)", disse o conservador. Cameron decidiu renunciar após a maioria dos eleitores britânicos votar a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado "Brexit". O premier defendia a permanência do país no bloco e se disse incapaz de "guiar" a nação durante o processo de desligamento. Ficou para May, agora, enfrentar a fase mais difícil do "Brexit" e todas as suas consequências políticas, econômicas e sociais.   

Mesmo tendo defendido também a permanência na UE, a nova premier garante que tem força e experiência para "negociar a melhor saída". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos