Wada confirma participação de Moscou em esquema de doping

ROMA, 18 JUL (ANSA) - Um relatório divulgado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) nesta segunda-feira, dia 18, confirmou as denúncias do envolvimento do governo da Rússia em um esquema para acobertar casos de uso de doping por atletas do país.   


Segundo o documento, o governo de Moscou mantinha um "sistema de dopagem promovido pelo Estado" que seria liderado pelo ministro de Esportes russo,Vitaly Mutko, entre 2010 e 2015 com a colaboração dos serviços de segurança locais.   


O relatório aponta a existência de uma rede para que os testes não identificassem o uso das substâncias. Todo o esquema seria conhecido por autoridades russas e pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).   


O relatório confirma as denúncias do ex-diretor de um laboratório anti-doping da Rússia, Grigory Rodchenkov. Ele fugiu dos Estados Unidos após a morte em circunstâncias pouco claras de dois colegas.   


De acordo com ele, Moscou manipulou resultados, subordinou dirigentes esportivos, comprou testes, criou laboratórios secretos e destruiu amostras de sangue antes de serem examinadas. O presidente da comissão independente responsável pelo relatório, o canadense Richard McLaren, disse ter provas que confirmam as denúncias. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos