Londres não deixará UE antes do fim do ano,diz May em Berlim

BERLIM, 20 JUL (ANSA) - Em encontro com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, a premier britânica, Theresa May, disse nesta quarta-feira, dia 20, que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) não começará a ser debatida até que "nossos objetivos sejam claros", o que não deve acontecer neste ano. "Todos precisamos de tempo para se preparar para essas negociações", disse em coletiva de imprensa.   

Em sua primeira reunião com um líder do bloco econômico após assumir o cargo na semana passada, May revelou seu desejo de trabalhar o processo de ruptura em parceria com a alemã. Segundo Merkel, "está nas mãos do governo britânico definir os princípios para a saída da UE e também para iniciar os passos necessários".   

Apesar de reiterar que ninguém quer um processo longo, a chanceler disse ser "razoável" que o governo de Londres tome o tempo necessário para se preparar.   

A Viagem para Berlim é a sua primeira oficial como nova líder britânica. Amanhã ela segue para França, onde se encontra com o presidente François Hollande também para debater, entre outras coisas, o "Brexit". Histórico - May assumiu como primeira-ministra, a segunda história do Reino Unido após Margaret Thatcher, após David Cameron deixar o cargo. O conservador, que era contrário ao Brexit, anunciou sua renúncia após a maioria dos britânicos votar pela saída do bloco europeu, no final de junho. Agora cabe a May a difícil tarefa de liderar o processo de saída da UE. (ANSA) (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos