Brasil e Itália recebem mostras inspiradas pelas Olimpíadas

ROMA, 20 JUL (ANSA) - Além dos esportes, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016, a arte também será protagonista. Os dois eventos esportivos mais importantes do mundo, os atletas que competirão nas suas provas e toda a cultura e tradição da cidade que os sediará, o grande Rio de Janeiro, serão homenageados por várias exposições ao redor do globo.   


Confira as mostras que poderão ser vistas durante os Jogos Rio 2016: Itália no Rio de Janeiro - A Itália estará em peso na cidade maravilhosa durante as Olimpíadas não apenas com uma delegação que tem muitas chances de medalha, mas também com três grandes exposições.   


A primeira é "I Giochi in Grecia e a Roma" ("Os Jogos na Grécia e na Itália"), organizada pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e que ficará em cartaz de 26 de julho a 2 de outubro. A mostra reúne obras de grande valor e achados arqueológicos que contam a história das Olimpíadas desde os tempos greco-romanos até a atualidade.   


Entre as obras estão ânforas, estátuas em bronze, cerâmica e mármore, mosaicos, sarcófagos e também discos, pesos e lanças usadas nas primeiras edições dos Jogos Olímpicos. O museu também receberá a famosa "Statua di Pugile" ("Estátua de um Boxeador"), da coleção do banco italiano BNP Gruppo BNP Paribas, participando assim pela primeira vez de uma mostra fora da Itália.   


Além disso, o Rio de Janeiro ainda receberá a mostra " Art on Stage: Works from the MAXXI Collection - National Museum of 21st Century Arts", no Museu de Arte Moderna da cidade, o MAM Rio, até o dia 11 de setembro.   


A exposição vem do Museu Nacional de Arte do Século XXI, o MAXXI, de Roma, tem curadoria de Anna Mattirolo e reúne trabalhos de 19 artistas e arquitetos contemporâneos, entre eles Maurizio Cattelan, Gino De Dominics, Gilbert & George, Il'ya Kabakov, William Kentridge, Luigi Ontani, Pei-Ming Yan, Aldo Rossi, Michelangelo Pistoletto e Francesco Vezzoli.   


Já para os turistas ou para quem quer conhecer melhor o país que está sediando os Jogos, o Museu de Arte do Rio inaugurou no dia 7 de junho a mostra Linguagens do Corpo Carioca [A Vertigem do Rio], que fala sobre a alma do povo carioca, da sua cultura e do seu modo de viver através de obras de artistas como Cândido Portinari, Mario Testino, Bruce Weber, Evandro Teixeira e Ana Stewart. Rio de Janeiro na Itália - A Itália também receberá exposições que homenagearão os Jogos Olímpicos do Rio 2016, seja relembrando a história do evento, seja mostrando ao país curiosidades sobre a cidade maravilhosa.   


Para isso, o Palazzo Lanfranchi, em Pisa, na região da Toscana, receberá até o dia 10 de setembro a mostra "I Segni, Le Storie, I Gesti. Un Secolo di Sport a Pisa" ("Os Sinais, As Histórias, os Gestos. Um Século de Esporte em Pisa"). A exposição é dedicada aos esportes, aos seus protagonistas e aos lugares onde as Olimpíadas aconteceram.   


No palazzo, podem ser vistas obras de Lorenzo Bartolini, Carlo Carrà, Marcello Guasti e Giacomo Manzù, além do projeto de Enrico Guerrini para os Jogos do Rio 2016 "Una Breve Storia a Fumetti delle Olimpiadi" ("Uma Breve História em Quadrinhos das Olimpíadas").   


Já em Arezzo, também na Toscana, o Museo Nazionale del Collezionismo Storico (Munacs) receberá até o dia 28 de agosto a mostra "Passione Olimpica" ("Paixão Olímpica") que, através objetos antigos e de heranças, tem como objetivo exaltar o mundo do colecionismo na história das Olimpíadas.   


Entre os objetos estão as tochas olímpicas dos Jogos de Roma de 1960 e dos Jogos de Inverno de Cortina d'Ampezzo, em 1956, e de Turim, em 2006, várias medalhas de vencedores, pôsteres e autógrafos de atletas, entre eles um de Muhammad Ali. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos