A bordo de balão, russo tenta dar volta ao mundo

SYDNEY, 22 JUL (ANSA) - Com o desafio de bater o recorde mundial e dar uma volta ao mundo a bordo de um balão, o "colecionador" de aventuras, Fedor Konyukhov, alcançou mais da metade de seu objetivo e já sobrevoa a África do Sul.   


De acordo com o seu filho Oscar Konyukhov, que lidera a equipe de suporte em Northam, na Austrália, o balonista russo, um sacerdote ortodoxo, partiu para a volta solitária ao redor do mundo no dia 12 de julho com um balão de 52 metros de altura e 1,6 mil quilos.   


O aventureiro de 65 anos pretende completar o trajeto em menos de 13 dias. Esse foi o recorde mundial estabelecido pelo aviador americano Steve Fossett, em 2002.   


Até o momento, o balão já percorreu 20 mil quilômetros em uma velocidade de 250 Km/h, faltando apenas 13 quilômetros para realizar o percurso total.   


O itinerário de Konyukhov sobrevoa a Austrália, Nova Zelândia, Oceano Pacífico, América do Sul (Chile e Argentina), Oceano Atlântico, África do Sul e, em seguida, Oceano Índico até retornar ao oeste australiano.   


Durante a viagem, o aventureiro, que se comunica com o filho por SMS, respira com a ajuda de tanques de oxigênio, dorme quatro horas ao longo do dia, em períodos de 45 minutos. Nas outras horas, controla equipamentos e instrumentos.   


Konyukhov já escalou o Monte Everest e deu a volta ao mundo em um veleiro. Além disso, já foi a pé para o Pólo Norte e para o Pólo Sul e cruzou o Oceano Pacífico a remo em 160 dias. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos