Renzi anuncia reunião com Merkel e Hollande na Itália

ROMA, 23 JUL (ANSA) ? A cidade italiana de Ventotene, famosa por ser o local de onde surgiu o Manifesto das bases da união na Europa, sediará um encontro entre o primeiro-ministro do país, Matteo Renzi, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, nos últimos dias de agosto.   

"Partir de Ventotene significa voltar-se a si mesmo e Ventotene será o local no qual levaremos os líderes da União Europeia para tentar construir juntos motivações de esperança e não de raiva ou populismo", afirmou Renzi durante uma assembleia de seu partido, o Partido Democrático, neste sábado (23). Segundo o premier, o encontro trilateral ? o primeiro desde junho - será para "lançar um desafio para a Europa".   

Desde o anúncio da saída da Grã-Bretanha da União Europeia, o chamado "Brexit", a Itália acabou assumindo um papel de maior relevância dentro do bloco, ao lado de Alemanha e França. Renzi, um europeísta convicto, galgou essa posição ao enfrentar, por muitas vezes, os posicionamentos de Merkel especialmente nas questões econômicas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos