Topo

Milhares de turcos vão às ruas em defesa da democracia

24/07/2016 15h06

ROMA, 24 JUL (ANSA) ? Milhares de pessoas se reuniram neste domingo (24) na praça Taksim, em Istambul, para "defender a democracia" no país. Desde o fracassado golpe de Estado contra o governo de Recep Tayyip Erdogan, no dia 15 de julho, muitas liberdades individuais dos turcos foram suspensas e milhares de pessoas foram detidas.   

Apesar de ter caráter contestatório, já que foi organizada pelo partido opositor a Erdogan, o CHP, a manifestação foi autorizada pelas autoridades de Ancara, que até enviaram representantes para a praça.   

Até este domingo, 13.165 pessoas já foram presas por uma suposta ligação com a tentativa de golpe. De acordo com o mandatário, destas mais de 13 mil pessoas, 8.838 são militares (incluindo 123 generais e almirantes), 2.101 são juízes, 1.485 são policiais, 52 são autoridades administrativas e 689 são civis.   

Entre esses últimos, está a prisão do considerado "braço-direito" do imã Fethullah Gulen, Halis Hanci. Erdogan acusa Gulen, de quem já foi aliado, de estar por trás da tentativa de golpe. O religioso, no entanto, está morando nos Estados Unidos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.