Topo

Papa Francisco lamenta ataques em Munique e Cabul

24/07/2016 12h19

CIDADE DO VATICANO, 24 JUL (ANSA) - O papa Francisco lamentou os recentes ataques ocorridos na cidade alemã de Munique, na última sexta-feira (22), e na capital do Afeganistão, Cabul, neste sábado (23). Após a tradicional celebração do Angelus deste domingo (24), o Pontífice afirmou que estava com a alma abalada "pelas tristes notícias relativas aos deploráveis atos de terrorismo e violência" ocorridos nas duas cidades. "Penso nos dramáticos eventos de Munique e de Cabul, onde muitas pessoas inocentes perderam a vida. Estou próximo às famílias das vítimas e aos feridos. Vos convido a unirem-se em oração comigo para que o Senhor inspire todos os propósitos de bem e de fraternidade. Quanto mais as dificuldades aparentam ser insuperáveis e as perspectivas de segurança e de paz ficam obscuras, mais insistente deve ser a nossa oração", disse o sucessor de Bento XVI. O líder católico ainda enviou uma mensagem ao povo de Munique através do arcebispo da cidade, cardeal Reinhard Marx, em que afirma que "ficou consternado ao receber as notícias do terrível ato de violência ocorrido em Munique".   

Elogiando o trabalho das forças de segurança e das equipes médicas, Francisco afirmou que lamenta a perda de tantas vidas "incluindo muitos jovens", "Sua Santidade sente a dor dos sobreviventes e expressa sua proximidade no sofrimento. Ele confia na oração os mortos à misericórdia de Deus. Francisco ora a Jesus, o Senhor da Vida, que ele doe todo o conforto e consolação e pede a benção apostólica como pedaço de esperança", diz o telegrama.   

Em Munique, nove pessoas perderam a vida quando um jovem de 18 anos abriu fogo contra o público de um shopping center. Oito das nove vítimas tinham entre 13 e 21 anos. Já em Cabul, ao menos 80 pessoas morreram e outras 230 ficaram feridas quando dois homens-bomba ativaram seus explosivos no meio de uma manifestação de muçulmanos xiitas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.