Topo

Putin não assistirá cerimônia de abertura dos Jogos do Rio

25/07/2016 10h18

MOSCOU, 25 JUL (ANSA) - O presidente russo, Vladimir Putin, não assistirá à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que ocorre no próximo dia 5 de agosto. A confirmação veio nesta segunda-feira (25) pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Ele, porém, não comentou sobre a possibilidade de Putin comparecer a alguma competição ou jogo das Olimpíadas. A notícia veio um dia depois da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de não excluir todos os atletas russos dos Jogos de 2016 devido ao escândalo de doping.   


A única modalidade que não contará com esportistas do país é o atletismo. Em todas as outras, a palavra final sobre a participação da Rússia caberá às federações internacionais. "Sem dúvida, aplaudimos a decisão do COI de permitir que atletas 'limpos' participem dos Jogos Olímpicos. Foi uma decisão positiva", disse Peskov.   


Mas o porta-voz destacou que Moscou está "decepcionada" com o fato do COI negar o credenciamento do ministro russo dos Esportes, Vitaly Mutko, para os Jogos do Rio. A Agência Mundial Antidoping (Wada) acusa o ministro de ter coordenado e ordenado o suposto esquema de doping na Rússia com a ajuda dos serviços secretos. Apesar da polêmica, Mutko continua no cargo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.