Topo

Roma ganha mostra de objetos resgatados por 'carabinieri'

25/07/2016 19h27

ROMA, 25 JUL (ANSA) - Uma valiosa seleção de obras de arte recuperadas pelos "Carabinieri", a polícia militar italiana, ficará exposta na Galeria Nacional de Arte Antiga do Palazzo Barberini, em Roma, até o dia 30 de outubro deste ano.   


A mostra "L'Arma per l'Arte e la Legalità" ("A Arma para a Arte e a Legalidade") conta com obras-primas e documentos de valor histórico resgatados, tanto na Itália como no exterior, pela Unidade de Tutela de Bens Culturais (TPC).   


Os quadros, esculturas, documentos, papeis, desenhos e outros objetos, além de serem belos e únicos, têm histórias repletas de pistas, mistérios e intrigas que poderiam render histórias dignas do detetive Sherlock Holmes.   


Um exemplo disso é a carta de Cristóvão Colombo que anuncia o descobrimento do "Novo Mundo", a América, e que há anos havia sido roubada. Na exposição, ela está exposta ao lado de uma falsificação que pretendia substituí-la.   


Outra história curiosa de objetos da mostra é a de uma pintura que, depois de ficar mais de 36 anos esquecida, foi catalogada como uma obra do espanhol Pablo Picasso.   


O TPC está em funcionamento desde 1969. Com ele, a Itália se transformou no primeiro país do mundo a adotar uma organização policial especializada na área de furtos e roubos de obras de arte.   


"Essa exposição, que esperamos conseguir apresentar também em outras cidades do país, faz uma homenagem ao trabalho dos 'carabinieri', que são uma demonstração de excelência em todo o mundo", disse o ministro dos Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini.   


A mostra é de entrada gratuita e tem como objetivo que os visitantes compreendam os graves danos causados pelo tráfico ilegal de obras de arte e a importância de ações para a sua proteção. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.