Homens holandeses e mulheres letãs são os mais altos domundo

ROMA, 26 JUL (ANSA) - Os homens da Holanda e as mulheres da Letônia são as pessoas mais altas do mundo, enquanto a Itália aparece no 30º lugar, segundo um estudo do Imperial College London (ICL) publicado pela revista "Elife".   

De acordo com os padrões de crescimento de cidadãos de 200 países nascidos entre 1896 e 1996, os holandeses têm uma altura média de 1,83 metro, seguidos pelos belgas e estonianos. Entre as mulheres, as letãs têm 1,70 metro, seguidas pelas holandesas e estonianas.   

O estudo, elaborado por 800 pesquisadores, revela que os homens mais baixos do mundo são os habitantes do Timor Leste, com média de 1,60 metro, enquanto as mais baixas são as mulheres da Guatemala, que mal chegam a 1,60.   

Já os homens italianos têm média de altura de 1,75 metro, número que cai para 1,63 entre as mulheres. "Cerca de um terço da explicação do fenômeno do aumento da altura é devido aos genes, enquanto o restante é influenciado por fatores ambientais, um bom sistema de saúde e uma nutrição ideal", afirma a pesquisa.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos