Topo

Itália e Brasil inauguram mostra sobre Jogos da Antiguidade

27/07/2016 15h37

RIO DE JANEIRO, 27 JUL (ANSA) - A menos de dez dias do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, uma rica mostra, fruto de uma parceria entre Itália e Brasil, convida o público da metrópole carioca a voltar no tempo para conhecer os Jogos da era greco-romana.   


A exposição "Os Jogos da Antiguidade - Grécia e Roma" foi inaugurada na noite desta terça-feira (26) na cidade com o patrocínio do Ministério italiano de Relações Exteriores e do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni). Entre as pessoas presentes na abertura estavam alguns representantes do comitê organizador Roma 2024.   


A exposição traz 48 exemplares -- entre ânforas (vasos antigos), esculturas e outras peças valiosas -- provenientes dos numerosos museus italianos (Roma, Nápoles e Calábria) e de coleções particulares.   


De acordo com a representante da associação Civita Mostre, responsável pela coordenação do evento, Noemi Gambini, a exposição, que ocupa três salas do Museu Nacional de Belas Artes do Rio, conta sobre os jogos esportivos na Grécia, os combates em Roma e os prêmios recebidos nas finais das competições.   


"Esta iniciativa confirma a significativa presença italiana nos Jogos do Rio, reunindo os diversos aspectos do "Belpease" a partir de uma cultura clássica representada nesta exposição, assim como uma síntese retratada na Casa Itália, como uma representação da Itália Contemporânea", disse à ANSA o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.