Topo

Campeã olímpica em 2008 é flagrada em exame antidoping

28/07/2016 13h05

ROMA, 28 JUL (ANSA) - A campeã olímpica no lançamento de martelo em 2008, Aksana Miankova, foi flagrada em um novo exame antidoping nesta quinta-feira (28). A amostra analisada era referente ao período em que a atleta de Belarus competiu nos Jogos da China.   


Assim que a notícia foi divulgada, o técnico de Miankova, Valery Vorontsov, acusou a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) de ser uma "organização terrorista que está tentado destruir o mundo eslavo". "Eles têm na mira a Rússia e agora voltam-se para nós", disse Vorontsov.   


Com o teste positivo, a atleta corre o risco de perder sua medalha de ouro para a cubana Yipsi Monteiro. Na época das Olimpíadas, a vitória de Miankova foi considerada uma surpresa na competição. Na edição seguinte dos Jogos, em Londres 2012, ela terminou a competição apenas na 7ª posição e agora, estava treinando para participar da Rio 2016.   


Desde que o escândalo de doping no atletismo russo foi divulgado, no fim do ano passado, a Wada e o Comitê Olímpico Internacional (COI) estão refazendo testes antidoping em amostras coletadas durantes os Jogos de 2008 e de 2012.   


Utilizando novas tecnologias, os dois órgãos pretendem saber se atletas que foram considerados "limpos" na época das competições usaram algum tipo de substância proibida. Até o momento, mais de 100 atletas foram flagrados nos novos testes. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.