Juan M. Santos se diz confiante sobre acordo com as Farc

BOGOTÁ, 29 JUL (ANSA) - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse estar confiante de que um acordo de paz com os guerrilheiros da Farc deve ser assinado em breve.   

Em declarações divulgadas pelo site de notícias latino-americano "Telesur", Santos expressou seu desejo de que o acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se concretize nos próximos dias. Neste âmbito, o presidente voltou a defender a realização de um plebiscito, já aprovado pela Justiça local, para legitimar o tratado que põe fim a mais de 50 anos de conflito armado.   

Santos se comprometeu no mês passado a assinar o acordo de paz com o grupo no prazo de um mês, o que não foi concretizado. Já havia sido anunciado que um acordo definitivo seria alcançado em 23 de março deste ano, desavenças entre o grupo guerrilheiro e representantes de Bogotá impediram que o prazo fosse cumprido, no entanto. O conflito armado entre as Farc e o Exército colombiano é considerado o mais antigo da América do Sul. Em seus anos de maior atuação, o grupo chegou a cometer sequestros, ataques e assassinatos para defender seus ideais, entre eles a reforma agrária e a criação de um Estado socialista. As negociações entre militantes das Farc e as autoridades de Bogotá tiveram início em 2012 em Havana, Cuba. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos