Topo

'Onde está Deus se existe tanta maldade no mundo?', diz Papa

29/07/2016 17h47

Por Giovanna Chirri CRACÓVIA, 29 JUL (ANSA) - "Onde está Deus se existe tanta maldade no mundo?". Foi durante a Via Sacra com 800 mil participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Cracóvia, Polônia, que o papa Francisco fez a pergunta que talvez carregue em seu coração desde a visita, nesta manhã (29), ao campo de concentração de Auschwitz.   

"Onde Deus está? Onde Deus está no mundo, se existem pessoas com fome, sem-teto, refugiados, deslocados? Onde está Deus quando pessoas inocentes morrem com a violência, com o terrorismo e as guerras? Quando as doenças rompem os laços de vida e afeto? Ou quando crianças são humilhadas ou até sofrem com graves enfermidades?", questionou o líder católico.   

Durante a celebração da Via Sacra, cujo tema foi "A Vida da Misericórdia", o Papa admitiu que "há perguntas para as quais não se tem uma resposta humana". "Podemos apenas olhar Jesus e perguntar a Ele. A resposta de Jesus é esta: Deus está neles", afirmou Francisco. Durante a Via Sacra, o Papa também pediu caridade e fraternidade. "Abracemos, como Jesus, com um amor especial, os nossos irmãos sírios, fugitivos da guerra. Acolhemos com afeto fraterno e simpatia", disse. "A vida da cruz não é um fardo sadomasoquista. A vida da cruz é o caminho da vida e do estilo de Deus", destacou.   

A celebração da Via Sacra ocorreu no Parque Blonia e era um dos momentos mais esperados da Jornada Mundial da Juventude. Os jovens esperaram a chegada do Papa por cerca de três horas, durante as quais foram projetados filmes católicos e vídeos de obras de caridade na Cracóvia.   

Mais cedo, Francisco visitou o campo de concentração de Auschwitz, usado pelo regime nazista para exterminar judeus, e comentou que a "crueldade não acabou". "Quanta dor, quanta crueldade. Como é possível que nós, homens, criados por Deus, somos capazes de fazer estas coisas? Pois é, essas coisas foram feitas e eu queria dizer uma verdade: a crueldade não terminou em Auschwitz-Birkenau, porque ainda hoje há tantos prisioneiros torturados, homens e mulheres em prisões como animais", criticou o Papa. Francisco chegou na última quarta-feira (27) à Polônia para presidir os eventos da JMJ. Em 2013, ele esteve no Rio de Janeiro para celebrar a Jornada. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.