Topo

Protestos contra e a favor de Dilma dominam capitais

31/07/2016 15h13

SÃO PAULO, 31 JUL (ANSA) - A cinco dias da abertura oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, as capitais brasileiras foram palco neste domingo (31) de uma série de protestos a favor e contra o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. Os protestos, ocorridos em ao menos 11 cidades, inclusive no Rio de Janeiro, expõem internacionalmente a crise política brasileira e, assim como o surto de zika vírus, gera preocupação no exterior. Na orla da praia de Copacabana, dezenas de manifestantes se reuniram com cartazes em inglês para chamar a atenção da imprensa internacional que já está no Rio de Janeiro para os Jogos.   


O movimento cobrava que a votação do impeachment ocorresse o mais rápido possível. De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento final do processo contra Dilma deve começar no dia 29 de agosto, quase uma semana após o encerramento dos Jogos Olímpicos.   


Em Brasília, os movimentos "Vem Pra Rua", "Nas Ruas" e "Limpa Brasil" organizaram um ato contra Dilma. Eles usaram palavras em apoio ao juiz Sergio Moro e à Operação Lava Jato, além de pedirem a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, oa manifestantes evitaram citar o nome do mandatário interino, Michel Temer. Em outra área de Brasília, no final da Asa Norte, um grupo menor de pessoas realizou uma panfletagem contrária ao impeachment. Além do Rio de Janeiro e Brasília, foram registrados atos em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Salvador, Recife, Manaus, São Luís e Porto Alegre. Outros protestos de apoio a Dilma também ocorreram em todo o Brasil e foram marcados propositalmente para o mesmo dia. Em alguns casos, como em Goiânia, Temer também foi criticado pelos manifestantes. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.