Itália dá último adeus a Marta Marzotto, ícone da moda

MILÃO, 1 AGO (ANSA) - Milão dá seu último adeus a estilista e ex-modelo italiana Marta Marzotto, um dos maiores ícones da moda no país, nesta segunda-feira, dia 1.   


Marzotto faleceu na última sexta-feira, dia 29, aos 85 anos após "uma breve doença", vivida sob o máximo de privacidade e cercada pelo afeto da família, como aponta a imprensa local.   


A cerimônia para amigos e familiares está sendo realizada na igreja de Sant'Angelo. Entre os presentes estão os quatro filhos vivos da estilista e vários netos, incluindo a jornalista, apresentadora e ex-modelo Beatrice Borromeo e seu marido Pierre Casiraghi, filho mais novo da princesa Caroline, de Mônaco. Entre os primeiros a chegar ao funeral estava a colega do mundo da moda Anna Molinari, fundadora da marca Blumarine.   


O corpo foi recebido na igreja com uma salva de palmas.   


Histórico - Nascida em Reggio Emilia em 24 de fevereiro de 1931 como Marta Vacondio, ela começou a trabalhar ainda jovem em campos de arroz, seguindo os passos da mãe. Em seguida, deu seus primeiros passos no mundo da moda, como aprendiz de costureira. A profissão acabou a levando para a carreira de modelo, antes de se tornar estilista em Milão, fundando uma grife com seu próprio nome. Nesse ambiente da alta-costura italiana conheceu, no início dos anos 1950, o conde Umberto Marzotto, cuja família é até hoje proprietária de um império no setor têxtil. Eles se casaram em 1954, mas não tiveram um matrimônio sereno.   


Marta Marzotto tinha um espírito indomável e uma personalidade exuberante, o que motivou várias crises no casamento, encerrado em 1969. Seu caso mais famoso foi com o pintor neorrealista italiano Renato Guttuso (1911-1987), de quem era musa inspiradora. A relação durou cerca de 20 anos. Ela também enfrentou problemas judiciais, como a condenação em primeira instância em 2006 por ter reproduzido ilegalmente algumas obras de Guttuso que estavam sob seu poder. Em 2011, uma corte de apelação a absolveu. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos