Trump cria nova polêmica ao criticar pais de soldado morto

WASHINGTON, 1 AGO (ANSA) - O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, se envolveu em mais uma polêmica ao criticar a mãe de um soldado de origem muçulmana morto no Iraque em 2004.   

Khizr e Ghazala Khan, pais do capitão Humayun Khan, participaram da Convenção Democrata na semana passada, ocasião em que ele disse que Trump provavelmente não conhece a Consituição norte-americana e não sabe o que é fazer um sacrifício.   

A intervenção do casal de origem muçulmana foi uma resposta às políticas defendidas por Trump contra imigração. O maganata disse que, caso seja eleito, pretende construir um muro para evitar que mexicanos entrem nos EUA de forma ilegal, assim como proibir a entrada de muçulmanos no país, por conta do terrorismo.   

O candidato republicano criticou o discurso em diversas entrevistas, alegando que Ghazala, que se manteve em silêncio, foi impedida de falar por conta da cultura islâmica. "Se observarem, ela estava ali parada. Não tinha nada para dizer.   

Provavelmente não deixaram ela falar", declarou, em entrevista à rede "ABC".   

"Minha dor fala por mim", respondeu em declarações ao jornal "Washington Post" Ghazala Khan, que já falou em diversas ocasiões sobre a morte do filho em combate, há mais de dez anos.   

"Quando Donald Trump fala do Islã é um ignorante", disse, acrescentando que ele "não sabe o significado da palavra sacrifício".   

O candidato a vice-presidente do Partido Republicano, Mike Pence, tentou acalmar a situação. "O capitão Khan deu sua vida para defender nosso país do terrorismo. Eu e Trump achamos que ele é um herói e que sua família deveria ser celebrada por todos", acrescentou.   

As famílias de 17 militares mortos em guerra exigiram que Trump se retratasse. Em carta aberta ao republicano, o grupo alegou que "os recentes comentários são repugnantes e ofensivos".   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos