Turquia convoca embaixador alemão após ato pró-Erdogan

BERLIM, 31 JUL (ANSA) - Após as autoridades alemãs proibirem a exibição de uma mensagem do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante uma manifestação na cidade de Colônia, o governo de Ancara convocou o representante diplomático alemão no país para consultas nesta segunda-feira, dia 1.   

As autoridades diplomáticas de Berlim evitaram dar muita atenção ao caso. "Nas relações entre Estados é algo cotidiano, é normal que o representante de um Estado seja convocado pelo ministério das Relações Exteriores do país anfitrião. Não há nada excepcional", declarou o porta-voz do ministério alemão de Relações Exteriores, Martin Schäfer.   

Milhares de pessoas saíram às ruas de Colônia no último domingo, dia 31, para denunciar o fracassado golpe de Estado realizado contra o governo de Erdogan no último dia 15.   

A Justiça local, no entanto, proibiu que mensagens de políticos turcos, entre eles Erdogan, fossem exibidas em um telão montado na cidade. A decisão não agradou representantes de Ancara.   

Segundo eles, atitude foi contrária aos direitos de liberdade de expressão.   

Ao invés do vídeo, foi lida uma mensagem de Erdogan pelos organizadores. Histórico - No dia 15 de julho, várias facções do Exército turco tentaram um golpe de Estado contra o governo de Erdogan. A tentativa foi fracassada e terminou com milhares de militares presos, centenas de mortos e de feridos. Há temores de que a tentativa de golpe no país sirva como combustível para Erdogan acelerar seu processo de concentração de Poder e de repressão a adversários. Seu grande objetivo é transformar a Turquia em uma república presidencialista -- hoje ela é parlamentarista. Além disso, seu governo teocrático é acusado de perseguição e censura por muitos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos