Bolsas europeias registram mais um dia de quedas

ROMA, 02 AGO (ANSA) - As Bolsas de Valores europeias voltam a apresentar nesta terça-feira (02) quedas causadas pelo ceticismo do mercado sobre o "teste de estresse" dos bancos realizado na semana passada pelo Banco Central Europeu (BCE) e os resultados ruins apresentados pelos maiores bancos da Alemanha.   

Nesta segunda-feira (01), as instituições de todo o continente também apresentaram queda.   

Até o momento, a Bolsa de Milão apresenta retração de 2,04%, com maus índices dos bancos Unicredit (-5,49%), Monte dei Paschi Siena (-9,19%) e Mediobanca (-3,91%). Já a Bolsa francesa apresenta queda de 1,5%, a de Londres cai 0,38% e a de Frankfurt está caindo 1,35%. Apesar da desconfiança do mercado, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, afirmou que o sistema bancário italiano está sólido e não apresenta problemas graves como vinha sendo afirmado.   

"Acredito que o teste de estresses mostrou que os bancos italianos não são o problema do sistema europeu. Esta é a verdadeira novidade. Nos últimos 12 meses, a cada dia, dizia-se que o problema eram os bancos italianos e nós rebatíamos que não era verdade. Ao fim, o teste de estresse mostrou a realidade.   

Temos o melhor banco da Europa, a Intesa Sanpaolo, e quatro instituições em cinco estão em uma boa condição", destacou o premier. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos