Mesmo suspenso por doping, atleta italiano virá aos Jogos

ROMA, 02 AGO (ANSA) - O marchador atlético Alex Schwazer, suspenso por ter sido flagrado em um exame antidoping, afirmou que viajará ao Rio de Janeiro no dia 6 de agosto para tentar competir nas Olimpíadas. O caso do italiano será analisado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) no dia 8 de agosto. Em uma postagem no Facebook, Schwazer explicou que, sob pedido da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês), seu processo será mais rápido.   


"Não sei o que pensar. A confusão das últimas semanas foi tanta que devo dizer que é verdadeiramente difícil manter o equilíbrio que permita que eu encare as Olimpíadas nesta situação. Não quero pensar, depois de tudo o que fiz para demonstrar a todos que poderia voltar a lutar, de chegar fisicamente no Rio, em não ter a possibilidade de ir para a pista", postou o atleta. Segundo Schwazer, "todos os controles aos quais me submeti" nos últimos meses "não terão valido nada" se ele não puder competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O campeão olímpico na marcha atlética em 2008 já havia sido suspenso às vésperas dos Jogos de Londres, em 2012, em um episódio que afetou até mesmo sua namorada à época, a patinadora italiana Carolina Kostner. Na época, ele foi flagrado usando o hormônio Eritropoetina (EPO) e foi suspenso até abril deste ano.   


Schwazer conquistou sua vaga olímpica para o Rio no dia 8 de maio, quando venceu a Copa do Mundo do esporte disputada em Roma, a última chance para conseguir o índice. No entanto, um exame antidoping realizado no dia 1º de janeiro, e revelado em junho, flagrou anabolizantes em sua urina, causando uma nova suspensão do esporte. De acordo com o staff do atleta italiano, Schwazer aceitou as condições da Iaaf para acelerar o processo contra ele "mesmo consciente da precariedade de um processo como esse" e fará sua "audiência perante ao TAS no Rio, através do Skype, com julgamento pleno entre um e dois dias". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos