Referendo contra Maduro avança na Venezuela

CARACAS, 2 AGO (ANSA) - A diretora do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Tibisay Lucena, confirmou que foram validadas ao menos 1% das assinaturas levantadas pela aliança opositora Mesa de União Democrática (MUD) pela realização de um referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro. Com o cumprimento da exigência, o processo avança para uma segunda etapa.   

Em coletiva de imprensa, Lucena explicou que "os 24 estados cumpriram com o requisito de 1% de validação de manifestações de vontade e o certificado será emitido pela secretaria", como requer a Constituição.   

Ela, no entanto, não anunciou quando a oposição deverá iniciar a última etapa do processo, quando será necessária a assinatura de ao menos 20% dos cidadãos inscritos nas listas eleitorais, ou seja, cerca de 4 milhões de pessoas.   

Caso consigam avançar nesta fase, a Justiça convocará o referendo revogatório para que a população decida se tirará ou não Maduro do poder. Lucena, por outro lado, disse que, em conformidade com a lei, o Ministério Público investigará todas as irregularidades denunciadas pelas forças chavistas. Ainda segundo ela, 1.326 das cerca de 2 milhões de assinaturas entregues pela oposição em abril não coincidiram.   

Maduro, eleito em 2013, é acusado pela oposição de má administração. Atualmente, o país passa por uma séria crise política e econômica. A Venezuela sofre com uma inflação galopante (a maior da América Latina), acompanhada de uma crise produtiva, problemas de distribuição de produtos de primeira necessidade, mercado golpeado por medidas de restrição e regulamentação, o país também atravessa uma séria crise de abastecimento de energia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos