Coliseu tem segurança reforçada contra ameaças do EI

ROMA, 03 AGO (ANSA) - A Polícia de Estado da Itália decidiu estabelecer uma zona de segurança máxima ao redor do Coliseu de Roma, um dos pontos turísticos mais visitados do país e que já foi alvo de ameaças do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).   

De acordo com o novo dispositivo, serão montados diversos pontos de bloqueio nos arredores do Anfiteatro Flaviano. Além disso, a Via del Corso, uma das principais artérias do centro histórico da capital italiana, ganhará um esquema de "vigilância especial", com participação do Exército.   

A justificativa para o reforço na segurança é o período de férias de verão, que "modificou o modo de viver da cidade de Roma" e exigiu mudanças no plano antiterrorismo da Polícia de Estado. No fim do ano passado, o EI divulgou na internet um vídeo que mostrava tanques de guerra avançando contra o Coliseu.   

Também apareciam na gravação outros pontos de destaque da "cidade eterna", como o Altar da Pátria - que fica em uma das extremidades da Via del Corso -, a praça Navona e a praça São Pedro, já no Vaticano.   

Esta última também teve sua proteção reforçada, com sua área de segurança estendida até os Bastiões de Michelangelo, muro situado ao lado dos Museus Vaticanos e que delimita a fronteira do menor país do mundo. A vigilância ainda foi aumentada em outros pontos religiosos de Roma, inclusive na periferia.   

Atualmente, a capital da Itália recebe o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, um dos maiores eventos do catolicismo nos últimos anos e que tem atraído milhões de peregrinos do mundo inteiro. No entanto, esse intenso fluxo de turistas elevou a preocupação sobre possíveis ataques jihadistas na cidade, já que a Igreja Católica é um dos principais alvos do EI. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos