Itália aprova lei contra desperdício de alimentos

ROMA, 3 AGO (ANSA) - O Senado italiano aprovou uma lei contra o desperdício de alimentos que pretende poupar cerca de 1 milhão de toneladas de comida por ano. Desta forma, a Itália deve conseguir economizar aproximadamente 12 bilhões de euros anualmente. Segundo dados da Confederação Nacional de Cultivadores Diretos (Coldiretti), os italianos jogam cerca de 76 quilos de alimentos no lixo por ano. "É um dado inaceitável", destaca o ministro da Agricultura, Maurizio Martina.   

O plano "SprecoZero" ("Desperdício Zero", em livre tradução do italiano) tem como objetivo promover a doação de alimentos que seriam desperdiçados para setores mais vulneráveis da população.   

O foco são os alimentos que mantiverem os requisitos de higiene e segurança, mas que por algum motivo não forem vendidos, estiverem perto do prazo de validade ou não forem colocados no comércio por erros no rótulo. Atualmente, os restaurantes e supermercados que desejam ceder seus excedentes devem apresentar uma declaração cinco dias antes. Os estabelecimentos também terão incentivos fiscais para doarem comida e remédios. O ministro explicou que o projeto se trata de uma "herança" da Exposição Universal de Milão, realizada em 2015, cujo tema foi "Alimentando o Planeta, energia para a Vida", que debateu a agricultura e a alimentação.   

França - Recentemente, a França aprovou uma lei mais ousada que proíbe o desperdício e prevê punições para os responsáveis. Os donos de estabelecimentos com mais de 400 m², por exemplo, são obrigados a ter acordos de doação com associações beneficentes, do contrário podem ser multados em até 75 mil euros e pegar dois anos de prisão. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos