Primeiro-ministro italiano visita favela em Salvador

ROMA, 03 AGO (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, desembarcou na manhã desta quarta-feira (3) em Salvador, iniciando sua primeira viagem oficial ao Brasil.   

A caminho do Rio de Janeiro, onde acompanhará a abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, o premier decidiu fazer uma breve escala na capital baiana para visitar o Projeto Agata Smeralda, com o qual mantém relações há tempos.   

O fundador da entidade, Mauro Barsi, já foi até premiado com uma ordem de mérito por Renzi quando este era prefeito de Florença.   

"Confesso sentir certa emoção ao chegar a Salvador da Bahia, pensando em tantos amigos da minha cidade e de toda a Itália que trabalham nesta cidade brasileira, sobretudo na cooperação internacional", escreveu o chefe de governo no Facebook.   

O Projeto Agata Smeralda é comandado por missionários florentinos e promove programas escolares, de apoio à maternidade e de adoção à distância. "Penso nos religiosos e laicos que construíram obras de solidariedade concretas, nas tantas adoções à distância, na luta contra a pobreza e o desperdício", acrescentou.   

Segundo Renzi, sua passagem por Salvador tem como objetivo representar, em nível institucional, a Itália "que acredita na cultura da doação e da solidariedade". Ele também visitou o Santuário do Senhor do Bonfim e a favela de Massaranduba, onde foi acompanhado por missionários e jovens do projeto social Beija-Flor, uma escola com 150 estudantes apoiada pelo Agata Smeralda.   

Ainda nesta quarta-feira, o primeiro-ministro partirá para o Rio de Janeiro, onde participará da iluminação do Cristo Redentor com as cores da bandeira italiana e da inauguração da Casa Itália, sede do país durante os Jogos Olímpicos.   

Na quinta-feira (4), Renzi embarcará para São Paulo, onde terá um encontro com a comunidade italiana no Edifício Itália. No mesmo dia, ele retornará ao Rio para, na sexta (5), assistir à cerimônia de abertura das Olimpíadas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos