Com presença de Renzi, 'Casa Itália' é inaugurada para Jogos

RIO DE JANEIRO, 04 AGO (ANSA) ? Foi inaugurada no fim da noite desta quarta-feira (03) a "Casa Itália", a residência oficial dos italianos durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que se dirigiu à residência após participar da iniciativa da Pirelli de iluminar o Cristo Redentor com as cores da bandeira italiana.   


"Para nós, essa é uma noite especial porque podemos compartilhar os valores de paz e de respeito dos Jogos", disse Renzi na cerimônia. O líder político da Itália ainda pediu "fraternidade" entre os povos ao lembrar que "quando éramos crianças, nos ensinavam que durante as Olimpíadas as guerras paravam" e que isso não ocorre mais atualmente.   


Depois, Renzi dirigiu-se aos italianos presentes ao evento. "Nós precisamos trabalhar juntos para não perder a nossa identidade e manter os nossos valores. O esporte é um dos principais deles.   


Hoje, mais do que nunca, senti o orgulho e a paixão de ser italiano", concluiu o premier.   


Além do líder do governo, participou da cerimônia o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, que lembrou da candidatura de Roma para ser sede da edição de 2024 dos Jogos Olímpicos.   


"Com respeito às regras do COI, estamos aqui para destacar a seriedade da candidatura italiana. Esta é a Casa Itália mais linda da história e estamos orgulhosos de inaugurá-la ao lado do premier Renzi, que nos apoia sempre. A Casa Itália é a excelência do 'Made in Italy'", destacou Malagò. O evento contou com a presença de representantes de Budapeste, Paris e Los Angeles, as outras três cidades que estão na disputa para sediar as Olimpíadas de 2024.   


O mandatário ainda lembrou que os italianos estão em busca de sua medalha de número 200 e que "seria ótimo" se esse feito fosse realizado enquanto o primeiro-ministro ainda estivesse presente no Brasil. Renzi ficará no Rio de Janeiro até o sábado (07).   


Hoje, a delegação italiana se prepara para a cerimônia de hasteamento da bandeira da Itália na Vila Olímpica, em evento que contará com a presença do premier italiano.   


- Sobre a Casa Itália: A residência italiana para os Jogos é uma séria candidata a ganhar a "medalha de ouro" de casa olímpica mais bonita. Ela está localizada no famoso Costa Brava Clube, mansão desenhada na década de 1960 pelo renomado arquiteto Ricardo Menescal. Além da beleza da construção, o local contará com obras de artes criadas por renomados artistas e designers italianos, como Francesco Binfarè, Gianfranco Baruchello, Paola Pivi, Francesco Simeti, Giuseppe Gallo e Massimo Bartolini e dividirão espaço com trabalhos de brasileiros, como Vik Muniz e o estúdio de design Campana Brothers. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos