FBI prende 46 membros da máfia italiana Cosa Nostra nos EUA

NOVA YORK, 04 AGO (ANSA) - O FBI anunciou a detenção de 46 pessoas ligadas às famílias Genovese, Gambino, Lucchese e Bonanno, que atuam na rede da máfia italiana Cosa Nostra em EUA.   

Os mandados de prisão foram efetuados nesta quinta-feira (04).   

Apesar da investigação ter sido conduzida pelas autoridades nova-iorquinas, os detidos cometiam crimes tanto na cidade como em Springfield, Massachusetts e Flórida. O grupo ainda denominava-se de "East Coast LCN Enterprise" e, segundo a mídia norte-americana, eles podem pegar até 20 anos de prisão.   

Os detidos são acusados de diversos crimes em território norte-americano, como extorsão, tráfico ilegal de armas de fogo e conspiração para cometer assalto seguido de extorsão. Segundo o FBI, ainda foram apreendidas armas de fogo, equipamentos eletrônicos e US$ 30 mil em espécie durante a ação.   

"Hoje, nós efetuamos a prisão de 46 homens, incluindo líderes poderosos, membros e associados de cinco diferentes famílias da Cosa Nostra, demonstrando que a máfia continua a ser um problema para a cidade e para o país. Da agiotagem ao jogo ilegal, a fraudes no sistema de saúde e cartões de crédito e até mesmo ao tráfico de armas de fogo, a máfia é hoje totalmente diversificada em sua busca sem limites para lucros ilegais", destacou o procurador de Nova York, Preet Bharara.   

Entre os principais mandados de prisão, estão Conrad Ianniello, Pasquale Maiorino, John Lembo, Joseph Merlino, Pasquale Capolongo, Frank Trapani, Carmine Gallo, Craig Bagon, Bradley Sirkin, Francesco Depergola, Ralph Santaniello, Nicholas Devito, Anthony Cirillo, Harold Thomas, Anthony Camisa, Laurence Ketih Allen e Wayne Kreisberg. A Cosa Nostra atua nos Estados Unidos no início do século 20 e já foi a maior organização criminosa atuando no país. Foi "fundada" em território norte-americano pelo italiano Don Vito Cascio Ferro, considerado o "chefe de todos os chefes" mafiosos.   

O nova-iorquino Al Capone, famoso em todo o mundo, era líder dessa organização mafiosa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos