No Brasil, Renzi diz que 'alegria e união' vencem terrorismo

Por Beatriz Farrugia SÃO PAULO, 4 AGO (ANSA) - Em visita ao Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse nesta quinta-feira (4) que a melhor resposta para combater o terrorismo é "viver com alegria e união". Em um discuro a italianos e descendentes que vivem em São Paulo, Renzi aconselhou a população a "não se fechar em casa", pois esta é uma forma de deixar o terror "vencer". "O terrorismo é um ataque ao homem, como aconteceu na França, na Alemanha, na Tunísia, em Bangladesh, onde italianos também morreram. Se os terroristas conseguem te matar, eles vencem. Mas se eles conseguem te 'prender' em casa, eles também vencem", afirmou o premier. "Nós temos que responder ao terrorismo mantendo vivos os nossos valores, a nossa cultura, a alegria de viver, que são coisas que os terroristas odeiam", defendeu. "O Brasil conhece melhor esse conceito de alegria de viver, que é mais amplo que no nosso idioma". Nas últimas duas semanas, a polícia da Itália conduziu uma série de operações contra o terrorismo que resultou na prisão e até na expulsão de suspeitos do país. Somente hoje, três pessoas deixaram a Itália, de acordo com o ministro do Interior, Angelino Alfano. Dois expulsos são tunisianos que, através do Facebook e de aplicativos para celulares, manteriam contato com representantes do grupo extremista Frente Al-Nusra, que atua na Síria. O terceiro suspeito é um marroquino de 34 anos que morava na província de Parma. Ele era monitorado pelas autoridades italianas por compartilhar textos de apologia à organização Estado Islâmico (EI) no Facebook.   


Já as autoridades brasileiras aumentaram a vigilância em todo o país, principalmente no Rio de Janeiro, onde ocorrerão os Jogos Olímpicos. A cerimônia de abertura acontece amanhã (5), no estádio do Maracanã.   


A proximidade dos Jogos tem levado extremistas e simpatizantes do Estado Islâmico a publicarem com cada vez mais frequência ameaças contra o Brasil nas redes sociais. O EI chegou até a publicar um manual com técnicas de atentados durante as Olimpíadas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos