Pela 1ª vez, quadro de Ticiano é exposto em sua cidade natal

URBINO, 5 AGO (ANSA) - Há quase cinco séculos encomendada por Guidobaldo II Della Rovere, o Duque de Urbino, uma das obras mais famosas e conhecidas do pintor renascentista italiano Ticiano volta "para casa".   


Trata-se da "Vênus de Urbino", obra realizada em 1538 e que atualmente se encontra na Galleria degli Uffizi, em Florença, que finalmente será exposta em Urbino, cidade da região das Marcas onde a pintura foi concluída. Sendo assim, do dia 6 de setembro ao 18 de dezembro, o quadro será exposto no Palazzo Ducale do município.   


Nos últimos 13 anos, a pintura a óleo pôde ser admirada no Museu do Prado, em Madri, no Palácio de Belas Artes de Bruxelas (Bozar), no Museu Nacional de Arte Ocidental de Tóquio e no Palazzo Ducale de Veneza. No entanto, o quadro nunca tinha voltado para sua cidade origem anteriormente.   


"A 'Vênus de Urbino' de Ticiano, um ícone de beleza célebre em todo o mundo, volta pela primeira vez para casa, para as salas do Palazzo Ducale de Urbino, de onde foi encomendada", disse o diretor da Galleria degli Uffizi, Eike Schmidt.   


Já o diretor da Galleria Nazionale delle Marche, Peter Aufreiter comenta que "a apresentação dessa obra no seu contexto original não será apenas um evento pelos quais os cidadãos de Urbino ficarão gratos, mas também pelos quais numerosos turistas que amam visitar as Marcas no outono ficarão, na ótica do relançamento do prestigioso patrimônio italiano". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos