Premier italiano se reúne com COI para defender 'Roma 2024'

RIO DE JANEIRO, 05 AGO (ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, reuniu-se nesta sexta-feira (05) com os líderes do Comitê Olímpico Internacional (COI) para debater a candidatura de Roma como sede da edição dos Jogos Olímpicos de 2024.   


O premier, que está em visita ao Rio de Janeiro, teve um encontro de mais de duas horas com o presidente do COI, Thomas Bach, com o líder da Comissão de Avaliação das cidades candidatas, Frank Fredericks, e com membros dessa última comissão. Ao lado de Renzi estavam também o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, e o líder do Comitê Roma 2024, Luca Di Montezemolo.   


Além do premier italiano, Bach recebeu o presidente da França, François Hollande, por cerca de meia hora. A cidade de Paris também está na disputa para ser a sede do evento em 2024 - ao lado ainda de Los Angeles e Budapeste.   


Apesar do apoio do governo italiano, a candidatura de Roma ficou muito abalada desde a eleição da nova prefeita da "cidade eterna", Virginia Raggi. A líder, que faz parte do partido opositor ao governo Renzi Movimento 5 Estrelas, sempre foi contra a candidatura e já ventilou a possibilidade de fazer um referendo sobre a disputa. Falando nisso, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, conversou com a ANSA sobre a corrida para ser sede de 2024. "Amo Roma, é uma cidade esplêndida, a única gêmea de Paris", disse em tom cordial.   


Ao ser questionada sobre a postura de Raggi, Hidalgo disse que "não quer entrar na candidatura dos outros", mas ressaltou que "os valores das Olimpíadas, de paz e de liberdade, hoje são mais necessários do que nunca e nós devemos oferecer uma perspectiva às novas gerações". O anúncio da cidade-sede dos Jogos de 2024 será realizado no dia 13 de setembro de 2017, em uma reunião do COI no Peru. Porém, todos os governantes das concorrentes aproveitam a Rio 2016 para fazer uma espécie de "lobby" com os dirigentes esportivos.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos