Atleta italiano flagrado por doping viaja ao Rio

ROMA, 6 AGO (ANSA) - O campeão olímpico de marcha atlética italiano Alex Schwazer, uma das principais esperanças de medalha do país nas Olimpíadas, envolvido em uma polêmica de doping, embarcou para o Rio de Janeiro neste sábado, dia 6, como havia prometido.   


O último teste antidoping feito pelo marchador deu negativo para a detecção de alguma substância dopante, informaram na última quinta-feira, dia 4, fontes próximas à defesa do atleta. "Estou confiante e motivado, pois temos provas que, a meu ver, são convincentes e espero que me deem razão. Por isso estou aqui, com essas grandes malas, pronto para viajar ao Rio", disse no aeroporto de Fiumicino, em Roma.   


Ainda segundo ele, apesar de o último mês ter sido "um inferno", "não deixei de treinar um só dia". "Caso contrário não estaria viajando ao Rio, teria ficado em casa", concluiu.   


O teste foi realizado no dia 22 de junho de maneira surpresa e fora de competição. De acordo com a defesa, essa foi a 20ª vez que o astro italiano passou por um controle antidoping desde outubro de 2015. Em 19 deles, o resultado foi negativo. Apenas na amostra recolhida no dia 1º de janeiro o exame apresentou uma pequena quantidade de testosterona na urina. Por causa disso, Schwazer está suspenso do atletismo e fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Porém, no dia 8 de agosto, o campeão olímpico na marcha atlética em 2008 irá participar de uma audiência, via Skype, do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para tentar competir na Rio 2016. Pesa contra o atleta o fato de que ele foi suspenso por quatro anos, às vésperas das Olimpíadas de Londres, por usar a substância proibida Eritropoetina (EPO). Afastado das provas, o marchador sempre falou no sonho de disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, mesmo com o pouco tempo que teria para conquistar uma vaga. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos