'Efeito DiCaprio' aumenta busca sobre mudanças climáticas

NOVA YORK, 8 AGO (ANSA) - Um grupo de pesquisadores norte-americanos realizou um estudo sobre como os discursos de mudança climática do ator hollywoodiano Leonardo DiCaprio tem afetado a população.   


Batizado como "efeito DiCaprio", o estudo quantifica a influência do discurso ambiental realizado pelo ator em 28 de fevereiro durante a cerimônia do Oscar. O grupo de peritos analisou minuciosamente a reação de diferentes meios de comunicação, redes sociais e pesquisas online ao discurso do ator.   


De acordo com o estudo publicado na revista "Plos One", as palavras escolhidas pelo astro: "o aquecimento global é o problema mais urgente que a humanidade deve enfrentar" determinaram um aumento significativo na atenção da mídia para o clima e diferentes questões ambientais.   


Os tuítes contendo as expressões "alterações climáticas" e "aquecimento global" ultrapassaram a média de 250 mil durante o Oscar.   


Com o "efeito DiCaprio", os tuítes aumentaram 636%, três vezes mais do que no dia da Conferência Internacional das Nações Unidas (COP21) realizada em dezembro de 2015, em Paris, sobre o clima.   


A inserção de palavras sobre as alterações climáticas no campo de busca do Google aumentou 261% no dia do Oscar - e ficaram acima da média nos quatro dias subsequentes.   


O ator de "O Regresso" lida com questões ambientais há muito tempo. Durante a cerimônia dos melhores da sétima arte, ele fez um discurso sobre mudança climática já que o filme também trata da relação do homem com a natureza. (ANSA) Em Paris, quando participou do COP21, DiCaprio pediu a conscientização de todos os presentes. "Podemos confraternizar uns com os outros, mas de nada servirá se regressarem aos vossos países e não conseguirem cumprir as promessas deste acordo histórico." (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos