Em pronunciamento,imperador do Japão indica que pode abdicar

TÓQUIO, 8 AGO (ANSA) - Aos 82 anos, o imperador japonês Akihito manifestou, em uma rara e esperada mensagem veiculada em rede nacional, sua disponibilidade a abdicar do cargo. "Estou preocupado que possa se tornar difícil para mim realizar minhas responsabilidades como símbolo do Estado com todo meu corpo e alma, como vim fazendo até agora", disse no pronunciamento.   

Todo o país parou para ouvir o imperador, que falou pela segunda vez em quase trinta anos com a população. A primeira vez foi em 2011, após o tsunami que afetou a usina nuclear de Fukushima.   

"Quando um imperador está doente ou seu estado de saúde é grave, me preocupa que, como aconteceu no passado, a sociedade sofra ou a situação possa impactar nas vidas das pessoas. Em algumas ocasiões penso como seria possível evitar esta situação", acrescentou.   

Em momento algum, no entanto, Akihito falou em abdicar, algo que é proibido pela legislação local. Preocupado, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse que estudará a melhor forma de ajudá-lo. Segundo a imprensa local, após quase 30 anos no cargo, ele enfrenta problemas de saúde e já teria iniciado os preparativos para "uma sucessão estável". O primeiro na linha de sucessão é seu primogênito, Naruhito, de 56 anos.   

Se confirmada sua saída do cargo, será o primeiro imperador da era moderna, que teve em 1868, a tomar uma decisão do tipo. Akihito subiu ao trono em janeiro de 1989, depois da morte de seu pai, Hirohito - famoso por liderar o país durante a II Guerra Mundial. Ele é conhecido, entre outras coisas, por, em 1959, ter sido o primeiro príncipe herdeiro a se casar com uma plebeia, Michiko Shoda, sua atual esposa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos