Italianas do tiro com arco são vítimas de gordofobia

RIO DE JANEIRO, 08 AGO (ANSA) - Quartas colocadas na disputa por equipes do tiro com arco dos Jogos Olímpicos Rio 2016, as italianas Guendalina Sartori e Claudia Mandia emitiram uma nota criticando a gordofobia de que foram alvo após sua derrota na disputa pelo bronze.   


Em sua edição desta segunda-feira (8), o principal jornal de Bolonha, "Il Resto del Carlino", escreveu a seguinte manchete para comentar o resultado: "O trio das gordinhas beira o milagre olímpico". Ao lado de Lucilla Boari, Mandia e Sartori não estavam entre as favoritas na prova, mas conseguiram chegar às semifinais, perdendo a briga pelo pódio para Taipé Chinesa (Taiwan).   


"Basta de sermos chamadas de gordinhas. Os Jogos demonstram que para competir não é necessário ir para a academia", declararam Mandia e Sartori, por meio de um comunicado, definindo o título como "estúpido". "No nosso esporte, o que conta é a cabeça, não o físico", acrescentaram.   


A Federação Italiana de Tiro com Arco também divulgou uma nota criticando o diário bolonhês. "Nos perguntamos se pode ser definido como jornalismo sério uma manchete como essa, sobretudo em um dia dificílimo para jovens garotas em sua estreia olímpica e que trabalharam por quatro anos no silêncio da mídia para viver uma das decepções mais duras de suas vidas", declarou o presidente da entidade, Mario Scarzella.   


Nas redes sociais, o diretor do jornal, Giuseppe Tassi, se desculpou pelo caso e disse que o título saiu na primeira edição, mas depois foi trocado. "Peço desculpas se aquela manchete feriu a sensibilidade de alguns leitores, mas a intenção não era discriminatória", ressaltou.   


Das três arqueiras, Sartori segue na disputa individual, porém Boeri e Mandia já foram eliminadas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos