Projeto do melhor chefe do mundo abrirá nesta terça no Rio

RIO DE JANEIRO, 8 AGO (ANSA) - Massimo Bottura, o italiano premiado recentemente como o título de melhor chefe do mundo, pode não ser um atleta, mas irá se tornar em breve um importante personagem dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.   


O reconhecido cozinheiro aproveitará a ocasião esportiva para por em prática um projeto com o qual está trabalhando há um tempo: o de utilizar os restos dos alimentos, como cascas de frutas e legumes, para preparar pratos de alto nível destinados a pessoas de baixa renda.   


A iniciativa, apresentada há alguns dias na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), se chama "Refetto Rio Gastromotiva", o mesmo nome do espaço onde o italiano cozinhará para os habitantes da Rocinha, a maior favela da América Latina, que será inaugurado nesta terça-feira, dia 9.   


Junto com Bottura, outros 45 grandes chefes de diferentes países do planeta ajudarão na preparação da comida. O objetivo é servir 19 mil pratos preparados com a recuperação de 12 toneladas de excedentes de alimentos.   


"Este é um projeto cultural, ético e educativo e queremos demostrar isso", destaca Bottura, que também afirmou que "até um pão seco ou uma crosta de queijo parmesão pode se converter em ouro para os habitantes das favelas. Algumas migalhas de pão com todo o seu sabor e bem representada pode chegar a ser melhor que o caviar", disse.   


Bottura e os outros chefes que o acompanham no Rio pretendem explicar tanto a importância de uma dieta à base de verduras e frutas quanto a do rito da preparação dos restos de alimentos.   


"Estes são os valores fundamentais da dieta mediterrânea que se contrapõem ao conceito de 'comida rápida', tão difusa principalmente entre os mais jovens", comentu o italiano.   


O desperdício de alimentos é um assunto muito comentado na Itália, tendo sido amplamente discutido na Exposição Universal, a Expo, que aconteceu em Milão no ano passado e que teve como alguns dos principais assuntos, nutrição e alimentação saudável e sustentável. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos