Phelps leva 2 ouros e se confirma como maior da história

RIO DE JANEIRO, 09 AGO (ANSA) - Michael Phelps, o maior mito da história do esporte olímpico, ampliou seu legado na noite desta terça-feira (9) ao conquistar mais duas medalhas de ouro nos Jogos Rio 2016.   


Com o filhinho, a esposa e a mãe na arquibancada, o gênio das piscinas bateu na frente na final dos 200m nado borboleta, tornando-se a primeira pessoa a recuperar um título em 120 anos de Jogos Olímpicos modernos.   


Phelps havia vencido a prova em Pequim 2008, mas perdeu quatro anos mais tarde para Chad le Clos. Desta vez, o sul-africano não conseguiu parar o ímpeto de um mito que parece nunca ter estado tão bem consigo mesmo.   


Ovacionado pelo público, o norte-americano fez um tempo de 1m53s36 e superou o japonês Masato Sakai, prata, e o húngaro Tamás Kenderesi, bronze. Na premiação, Phelps estava visivelmente emocionado e distribuía sorrisos para o pequeno Boomer, de apenas três meses.   


Poucos minutos depois, ele voltou à piscina para a decisão do revezamento 4x200m nado livre, ajudando os Estados Unidos a conquistarem o tetracampeonato na prova, à frente de Reino Unido (prata) e Japão (bronze).   


Além disso, alcançou 21 medalhas de ouro nos Jogos, 25 no total.   


Para efeito de comparação, o Brasil tem 23 ouros em todas as suas participações olímpicas. O norte-americano chegou a se aposentar depois das Olimpíadas de 2012 e a pensar em suicídio, principalmente devido aos problemas de relacionamento com o pai e ao vício em bebidas alcoólicas.   


No fundo do poço, se internou em uma clínica de reabilitação para enfrentar a depressão e aceitou o desafio de disputar os Jogos de 2016. No meio de tudo isso, a relação com Nicole Johnson e o nascimento do filho, em maio passado, deram o impulso que faltava para Phelps, mais uma vez, mostrar que é o maior atleta olímpico de todos os tempos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos