Impor dieta vegana nos filhos pode virar crime na Itália

SÃO PAULO, 10 AGO (ANSA) - Os pais que quiserem que seus filhos cresçam a base de uma dieta vegana na Itália poderão ter que repensar seus planos. O motivo é um projeto de lei proposto pela parlamentar Elvira Savino, do partido Forza Italia (FI), que quer que os adultos que impõem esses tipos de alimentos para crianças sejam presos.   

De acordo com o texto da italiana, que já foi apresentado, mas que ainda precisa ser votado, a pena para quem criar um filho em uma dieta vegana seria de um ano, aumentando para até quatro se a criança tiver algum problema de saúde em decorrência da alimentação e até para sete se o menor de idade morrer por causa da dieta.   

Para Savino, uma dieta vegana, ou seja, uma alimentação sem produtos de origem animal, como carnes, ovos, derivados de leite e até mel, é "desprovida de alimentos essenciais para o crescimento saudável e equilibrado". No entanto, a parlamentar ressalta que comer de maneira vegana não é o problema, mas sim forçar que uma criança se alimente apenas desta maneira, sem outra escolha.   

A italiana ainda disse que a ideia de criar esse projeto de lei surgiu do seu espanto e indignação a quatro casos que aconteceram na Itália recentemente. Em um deles, que ocorreu no mês passado em Milão, médicos que um hospital afirmaram que um menino de um ano pesava como um bebê de três meses por causa da sua dieta vegana.   

Sobre o assunto, associações médicas internacionais ao redor do mundo ainda não chegaram a um consenso. Algumas concordam com Savino, afirmando que esse tipo de dieta é deficiente em nutrientes e minerais necessários para o crescimento das crianças, enquanto outras enfatizam que, se a alimentação vegana for bem pensada e equilibrada, ela pode fazer um grande bem aos pequenos, especialmente a longo prazo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos